Ações e Programas

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas

Gerência de Operações

E-Mail Corporativo

Projeto de migração da atual solução de e-mail corporativo do estado, para uma nova solução mais robusta, funcional e atualizada.

Resultados esperados: Melhoria na qualidade do fornecimento dos serviços de e-mail corporativo do estado. Padronização e unificação da solução de e-mail, gerando economicidade e integração entre os órgãos estaduais.


Reestruturação do Datacenter

Projeto de contratação de serviços de reestruturação do ambiente Datacenter do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC), atendendo as necessidades com proteção de informações e sistemas críticos de TI, incorporando infraestrutura de alta disponibilidade, sistemas de controle e monitoração do ambiente: sala de operações, sala de servidores e sala dos refrigeradores, para a proteção de informações e sistemas, incorporando infraestrutura (elétrica, de engenharia e de cabeamento lógico), ambiente físico protegido e sistemas de controle, de climatização, de monitoração e a manutenção e garantia desse ambiente, para atender melhor as Secretarias e Órgãos do Governo do Estado de Alagoas.

Resultados esperados: Garantir a integridade, disponibilidade e confiabilidade dos dados, sistemas e equipamentos, instalados no datacenter do ITEC, assim como também o aumento da capacidade de armazenamento, hospedagem e alocação. Segurança no acesso as informações e sistemas críticos do estado disponíveis no datacenter.


Cloud Computer Itec

Projeto de implantação e implementação de uma estrutura tecnológica para atender aos serviços hospedados no datacenter do governo, bem como receber novos serviços, atendendo a crescente demanda por TIC dos órgãos. Criar a nuvem de dados do estado, facilitando a administração do ITEC em relação aos sistemas/serviços hospedados no datacenter e dar maior autonomia aos clientes na administração dos recursos disponilizados.

Resultados esperados: Racionalização e economicidade de recursos. Melhoria na qualidade dos serviços disponíveis no datacenter do ITEC, proporcionando melhor capacidade e maior autonomia aos clientes.

 

Gerência de Operações

Sistema de Contratos e Convênios

Sistema que realiza o acompanhamento dos contratos e dos convênios, sendo possível o alerta visual de vencimento, cálculo automático das vigências e valores a partir dos aditivos e paralisações, anexo de documentos, relatórios gerenciais.

Resultados esperados: realizar o acompanhamento dos contratos e dos convênios dos órgãos e entidades do Estado de Alagoas.


Sistema de Gestão de Frotas

Sistema que realiza o acompanhamento de frotas veiculares, sendo possível o monitoramento de abastecimentos, infrações, sinistros, vistorias, manutenções, condutores, etc. O sistema foi desenvolvido segundo o Decreto no 3.991, de 19 de março de 2008.

Resultados esperados: realizar o acompanhamento da frota de veículos dos órgãos e entidades do Estado de Alagoas.


Portal de Serviços do Detran

Portal de acesso a informações e serviços do DETRAN. São disponibilizadas notícias, galerias, localizações, campanhas, serviços online e outras informações. Visa oferecer ao cidadão um acesso direto e rápido ao órgão em questão.

Resultados esperados: a restruturação do site do DETRAN. Focando na usabilidade e segurança, o Portal do DETRAN/AL deverá fornecer aos usuários e colaboradores interatividade e melhor experiência. O projeto também visa a atualização tecnológica e visual do site, adotando o novo padrão visual governamental. Além disso, o projeto objetiva a construção de uma rede colaborativa internet (Intranet) para os colaboradores do DETRAN/AL.

 

PPA

2012-2015

2016-2019