Texto de Isaac Moraes
Imagem Ascom Itec
Tendo como foco organizar e avaliar os serviços executados e oferecidos aos clientes pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) a Superintendência de Serviços e Escritório de Negócios do Itec foi criada há um ano, tanto para preencher uma lacuna de necessidade do órgão, como também para equipará-lo aos demais órgãos públicos de tecnologia do país. E já apresenta resultados positivos.
Dentre as atividades realizadas pela Superintendência, estão as pesquisas de satisfação de clientes, as visitas virtuais, a efetivação do pós-venda dos produtos e serviços executados pelo Itec junto aos clientes, o desenvolvimento do Sistema SGS (Sistema de Gerenciamento de Serviços), a atuação junto ao Portal Alagoas Digital e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A superintendência de serviços atua tanto sobre público interno, as nossas gerências e setores, quanto junto ao público externo, órgãos e secretarias, ou seja, nossos clientes. Tem como responsabilidade supervisionar, acompanhar e controlar a execução dos projetos, para que sejam entregues com ainda mais eficiência ao Governo do Estado e consequentemente ao cidadão” explicou Adolfo Castro, superintendente do Itec.
Um dos projetos que mais tem obtido êxito são as visitas virtuais, quando a equipe do Itec se reúne com os clientes para ouvi-los, saber suas necessidades junto ao Instituto. Feito isto, é elaborada uma ata que é encaminhada para os setores responsáveis por aquelas necessidades. Foi assim com a visita que aconteceu no dia 12 de agosto junto à equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), encabeçada pelo secretário Silvio Bulhões.
“A proximidade do Itec com a Secti e os demais órgãos do governo é muito importante, uma vez que as ações executadas pelo órgão impactam diretamente nas ações conduzidas pelo Governo de Alagoas como um todo, então todo empenho do Instituto em inovar, melhorar cada vez mais as ações e os serviços prestados, traz um impacto e um benefício direto à sociedade alagoana como um todo” disse o Secretário de Ciência, Tecnologia e inovação.
Outra atividade importante realizada pela Superintendência e Escritório de Negócios é referente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem como objetivo a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil e que passou a ser obrigatória a partir de setembro de 2020.
“Trata-se da elaboração de um estudo técnico preliminar, de um termo de referência para a adoção da LGPD. Esse programa não é criado pelo Itec, é do Governo que acionou o Itec mediante o presidente e pediu que o Itec fizesse esse trabalho, que depois será oferecido a todos os órgãos do estado para a adoção do que a Lei determina. Então, estamos em andamento com essa atividade e quando ficar pronta, com certeza muitos órgãos irão fazer adesão a esse programa para que se encaixem ao que a LGPD preconiza” disse Paulo Coutinho, superintendente de serviços e do escritório de negócios.