Fábrica de Sistemas

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas

O que é ?

É o projeto responsável por criar softwares específicos para os órgãos do Governo do Estado de Alagoas.

Objetivos

A Fábrica de Sistemas  compõe uma equipe de analistas com graduação e pós-graduação em Análise de Sistemas. Este grupo tem o objetivo de acompanhar e participar da análise e do desenvolvimento de novos e manutenção antigos softwares. Como metodologia de trabalho, é utilizada métricas de desenvolvimento e normas de boas práticas para a descrição dos códigos dos sistemas.

Os órgãos estaduais interessados em ter algum sistema desenvolvido por esta Instituição, deve fazer download e preencher o formulário que está no item solicitação de projetos e enviar junto com um ofício para o Presidente do ITEC.

Quem Somos

Diogo Vieira Buíque
Pós­Graduação: Pós­graduado em Tecnologias Web para Negócios ­ CESMAC
Graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas ­ FAT/AL
Cargo: Programador Sênior.
Empresa: CPM Braxis.

Leonardo Marcel Porto De Carvalho
Pós­Graduação: Gestão de Projetos (2010 – Atual)
Graduação: Análise de Sistemas, Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac, Maceió – AL, Brasil.
Cargo: Analista Pleno
Empresa: ADM Projetos e Consultoria.

Manfredi de Melo Queiroz
Graduação: Graduado em Ciência da Computação, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Alagoas, Brasil.
Pós­Graduação:
1. Pós- Graduação em Gestão de Projetos, Faculdade Maurício de Nassau, Maceió, Alagoas, Brasil. (em andamento);
2. Curso Seqüencial de Formação Complementar em Análise deTestes, UFPE/CIN/MOTOROLA, Recife. (Carga Horária 552 Horas).
Cargo:  Programador Sênior;
Empresa: CPM Braxis.

Ricardo Silva do Carmo
Graduação: Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estácio de Sá.
Cargo: Programador Sênior
Empresa: CPM Braxis

Willian Bruno Gomes Alves
Pós­Graduação: Mestrado em Ciência da Computação, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul – UFRGS, Porto Alegre – RS, Brasil
Graduação: Ciência da Computação, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceio – AL, Brasil
Cargo: Analista de Sistemas Pleno.

Felipe André Barboza Frederico
Mestrado: Mestrando em Engenharia de Software (Cesar)
Graduação: Graduado em Análise de Sistema (FAT)
Cargo: Analista de Desenvolvimento de Sistemas
Empresa: Oolah Serviços Especializados
Tempo de atuação no projeto: Desde julho de 2015

Metodologia de Trabalho

Os sistemas produzidos pela GSI-ITEC são desenvolvidos em Python, associado ao framework Django. Utiliza-se o modelo de desenvolvimento em cascata e, junto a ele, os processos de desenvolvimento iterativo Scrum (processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software) e Extreme programming (Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança).

Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Esta linguagem foi projetada com o objetivo de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

Django é um framework para desenvolvimento rápido para web, escrito em Python, que utiliza o padrão MVC (model-view-controller), utiliza o princípio DRY (Don't Repeat Yourself), onde faz com que o desenvolvedor aproveite ao máximo o código já feito, aplicando de forma direta o conceito de reuso de código.

Serviços Oferecidos:

  • SIAPNET – SISTEMA DE CONTROLE DE ALMOXARIFADO
  • SISTEMA DE FICHAS FUNCIONAIS CORPORATIVO
  • SISTEMA AGENDA DE EVENTOS - CENTRO DE CONVENÇÕES
  • SISTEMA AMIGO TRABALHADOR
  • SISTEMA ESISLA - PERICIA MÉDICA
  • SISTEMA NÃO PERTURBE!
  • SISTEMA DE CONTROLE DA PRODUTIVIDADE DOS DEFENSORES PUBLICOS
  • SISTEMA DE PREVISÃO DE TEMPO
  • SISTEMA PROTOCOLO (INTEGRA)
  • SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO - DOCCGE
  • SISTEMA DE GESTÃO DE PASSAGENS AÉREAS - SGPA
  • SISTEMA FINANCEIRO DO IPASEAL
  • SISTEMA DE HISTÓRICO FINANCEIRO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Portfólio
Infovia Digital

Anteriormente os circuitos contidos no contrato da InfoviaDigital são gerenciados através de uma tabela no excel, o que torna o serviço não confiável, demorado e oneroso – posto que consome mais tempo do que normal para ser executado. Além disso, o processo atual não fornece relatórios gerenciais claros e eficazes para auxilio a tomada de decisão, permitindo, assim, algumas falhas durante o fornecimento do serviço.

A criação de um sistema específico para gerenciar este contrato tem como objetivo principal o melhor gerenciamento dos recursos públicos direcionados a InfoviaDigital. Além de diminuir o tempo gasto para análise e documentação de novas adesões ou de retiradas de circuitos, este sistema garante confiabilidade nas operações gerenciais, melhor visibilidade da distribuição dos circuitos e controle das Ordens de Serviço.

     
Data Manager Service

 O presente projeto possui três módulos que contemplam Secretarias, Inventários e Aplicações, respectivamente, onde são feitos os registros das secretarias, ou órgãos, existentes no estado, e, associado a estas são cadastrados as Aplicações de cada órgão (os seus Datacenters).

O objetivo maior deste sistema é proporcionar a Diretoria de Operações uma visão gerencial da infra-estrutura das aplicações providas pelo ITEC, desta maneira o DMS oferece alguns relatórios para este fim, que são: Relatório Geral, que traz um apanhado geral das aplicações instaladas no estado; Equipamentos, onde o usuário pode solicitar relatórios por órgão que listará os equipamentos contidos em cada órgão; e, finalmente, Outros, espaço onde o usuário pode visualizar relatórios gerenciais.

     
Fichas Funcionais - ITEC

Este sistema foi desenvolvido com o propósito de manter um histórico da carreira profissional do funcionário público estadual, desde sua nomeação até sua exoneração/aposentadoria. Desta maneira, é possível para o estado, conhecer a situação do seu quadro de funcionários, as demandas de aposentadoria, novas contratações, férias, etc.

     
Fichas Funcionais - SEPLANDE

Este sistema foi desenvolvido com o propósito de manter um histórico da carreira profissional do funcionário público estadual alocado na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico - SEPLANDE, desde sua nomeação até sua exoneração/aposentadoria. Desta maneira, é possível para a SEPLANDE, conhecer a situação do seu quadro de funcionários, as demandas de aposentadoria, novas contratações, férias, etc.

     
Ipaseal

O Sistema de Controle de Usuários (SCU), desenvolvido para o Ipaseal Saúde, nasceu da necessidade de um sistema de gestão interna dos serviços oferecidos pela instituição. De forma geral, esta ferramenta é responsável pelo gerenciamento dos usuários que utilizam o plano de saúde, os serviços providos por este e as cobranças feitas aos usuários (o SCU controla adimplência e inadimplência).

     
 Não Perturbe - Procon

 O Não Perturbe tem como papel apoiar o Procon na aplicação da Lei do "Não Perturbe", nº 7.127. O sistema tem como benefício disponibilizar para as empresas cadastradas uma lista atualizada dos telefones que não poderão receber ligações de telemarketing. Essa lista poderá ser alimentada por Pessoas Físicas ou Jurídicas que tenham o interesse efetuar um cadastro e disponibilizar os telefones desejados para não receber as ligações.

     
Agenda de Eventos

Este sistema foi desenvolvido para o Centro de Convenções e Eventos Ruth Cardoso, e seu propósito é ser uma “agenda on-line de eventos”. Desta maneira, para cada cliente cadastrado, o usuário do sistema poderá fazer a reserva dos espaços e serviços oferecidos pelo CCERC escolhidos pelo seu cliente. Através dessa reserva será gerado um orçamento e um contrato referente aos serviços que estão sendo prestados.

Através do sistema será possível ter um controle financeiro dos serviços prestados pelo CCERC bem como separar esse controle por períodos. O usuário terá a possibilidade de através de uma tabela de linha de tempo visualizar os dias disponíveis para novos eventos, estes agendados bem como o status de cada evento (agendado, pago, finalizado, etc.).

     
Projeto Demandas

O Demandas provê o gerenciamento das demandas da Fábrica De Sítios do Estado de Alagoas – GGE (Gerência de Governo Eletrônico do ITEC).

     
Projeto Requisitos

Este projeto tem como fundamento auxiliar os trabalhos da equipe de desenvolvimento de sistemas de Itec. Toda a documentação dos sistemas em desenvolvimento serão armazenadas neste ambiente.

  OUVIDORIA